O que é Flor de Sal?

Também conhecida como Caviar Marinho, Flor de Sal é o nome que se dá a pequenos cristais da superfície da água do mar. Sua coleta é feita artesanalmente, por isso o preço no supermercado é tão elevado. Os maiores produtores da iguaria são França e Portugal.

Recentemente, o condimento ficou conhecido graças aos programas de culinária de TV, que mostram pratos sofisticados com alguns ingredientes que a maioria das pessoas não conhece, mas passa a ter curiosidade de experimentar. Separamos algumas dicas importantes pra você utilizar a Flor de Sal nos seus preparos! 

Como utilizar?

A flor de Sal acentua os sabores e acrescenta textura à sua receita. Combina com doces, amargos e ácidos. O condimento é utilizado para abrilhantar saladas, peixes, carnes, ovos e sobremesas, e dá um toque surpreendente, crocante e saboroso. É como se fosse a cereja do bolo. Mas atenção: o condimento não deve ser incorporado durante o preparo, caso contrário, os cristais vão se dissolver, se tornando apenas um sal menos potente. O grande barato é finalizar sua receita com a Flor de sal para obter todo o sabor e a crocância da iguaria.

Um segredinho: No Brasil, existe um produto chamado Flor do Sal, que é extraído de forma industrial através da moagem do sal grosso. Apesar da semelhança no nome, têm diferenças no sabor, na textura e não é um produto artesanal, por isso tem preço mais em conta, mas ainda assim, pode ser um diferencial no seu preparo. Como descobrir? Testa e conta pra gente o que achou!