A Pâte Brisée ou massa podre, como conhecemos aqui no Brasil, é a massa amanteigada utilizada nas empadas (e quiches) doces e salgadas. É uma receita simples de fazer por não precisar de fermentação e por não exigir sova.
Confira abaixo, 5 Dicas para fazer a massa podre perfeita:
1) Quando misturar a manteiga, margarina ou a gordura de sua preferência com a Farinha de Trigo Dona Maria, use a ponta dos dedos para incorporar. Pode parecer um detalhe, mas as palmas das mãos concentram muito calor, e seu contato com o alimento acaba interferindo no resultado final.
2) O ponto da massa é quando ela solta das mãos. Se após juntar todos os ingredientes, a massa estiver grudando nos dedos, polvilhe um pouco de farinha para corrigir. No caso contrário, se a mistura resultar em uma massa seca, você pode pincelar um pouco de água ou leite para dar liga.
3) Depois de pronta, a massa deve descansar por aproximadamente 30min na geladeira antes de ser modelada.
4) Por se tratar de uma massa bem gordurosa, não é necessário untar sua forma. Ela não irá grudar no fundo da forma.
5) Faça furinhos na massa antes de levá-la ao fogo.
Agora que você sabe os segredos da massa perfeita, capriche no recheio. Vale usar os tradicionais: frango, milho, queijo, presunto, e também dá pra inovar usando vegetais. Uma ideia legal é repaginar a sobra de outra refeição e transformá-la numa torta ou quiche surpreendente!