INGREDIENTES

2 xícaras de arroz arborio

2 colheres (sopa) azeite de oliva

1 colher (sopa) manteiga

1/2 cebola picada

1 xícara de vinho branco, seco

1 1/2 litros de caldo de galinha

2 pêras, em cubos pequenos

5 colheres (sopa) de queijo gorgonzola

Queijo parmesão a gosto

Pimenta do reino

MODO DE PREPARO

1 – Comece separando os ingredientes pedidos na receita. Depois coloque o caldo numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo.
2 – Corte as pêras em cubos: descasque e em seguida corte-as em fatias de 1 cm e recorte em tiras de 1 cm e pique em cubos 1 cm. Coloque os cubos numa tigela com água e suco de ½ limão para que as pêras não oxidem. Reserve.
3 – Refogue em fogo baixo a cebola no azeite e misture bem com uma colher de pau até que fique transparente. Acrescente o arroz e refogue por 2 minutos em fogo alto. Coloque o vinho e mexa bem até evaporar. Junte uma concha do caldo e mexa sem parar; quando secar, junte outra concha e repita a operação por 15 minutos.
4 – Acrescente o queijo gorgonzola e as pêras, escorridas, na panela do risoto e mexa até o queijo derreter.
5 – Verifique a consistência: cuidado para não passar do ponto, risoto deve ser “al dente”. Se ainda estiver cru, continue cozinhando por mais um minuto e, se for preciso, junte um pouco (bem pouco) de caldo.
6 – Desligue o fogo, junte a manteiga, não mexa e tampe a panela. Tempere com a pimenta, mexa o risoto mais uma vez, divida nos pratos, polvilhe com o queijo parmesão e sirva imediatamente.

Deixe um comentário