Bobó de camarão

Super brasileiro, o bobó de camarão é unanimidade nos almoços de família. Pra que o sabor do camarão fique bem acentuado, utilizamos um caldo feito com as cascas e cabeças dos camarões. Pra acompanhar, aposte numa farofinha crocante.

Ingredientes

– 700 g de camarão‐rosa médio com casca;

– 400 g de mandioca;
– 2 dentes de alho amassados;
– Sal a gosto;

– pimenta‐do‐reino a gosto;

– 1 unidade de limão;

-Fundo de camarão;

– Azeite de oliva a gosto;

– 70 g de cebola picada em cubos pequenos;
– 1 dente de alho amassado;
– 1⁄4 de unidade de pimentão verde picado em cubos pequenos;
– 200 g de tomate sem pele e sem semente, picado em cubos pequenos ;

– 120 ml de leite de coco;
– 60 ml de azeite de dendê;
– 5 g de gengibre ralado;
– 25 g de salsa picada;
– 15 g de cebolinha picada;
– 15 g de coentro picado.

Modo de preparo

  • Faça um caldo de camarões com as cascas e as cabeças (sem os olhos), temperando com alho, cebola, sal, louro, pimenta‐do‐reino, salsa, cebolinha e coentro. Passe esse fundo por um chinois e nele cozinhe bem a mandioca limpa e cortada em pedaços.
  • Tempere os camarões com alho, sal, pimenta e gotas de limão. Bata a mandioca no liquidificador com a parte do fundo até obter um mingau leve. Reserve um pouco de fundo caso seja necessário alongar o creme.
  • Salteie no azeite de oliva os camarões temperados. Retire e reserve. Na mesma frigideira, junte a cebola, o alho, o pimentão e o tomate. Deixe refogar.
  • Junte o mingau de mandioca, adicione o leite de coco e o azeite de dendê e cozinhe até encorpar. Adicione o gengibre e o sal. Adicione os camarões salteados, cozinhando até que amaciem. Junte a salsa, a cebolinha e o coentro, desligando em seguida.