Granola Caseira – Como fazer?

Perfeita pra acompanhar iogurtes, cremes de frutas e até mesmo abrilhantar uma sobremesa, a granola é queridinha das pessoas que desejam ter uma alimentação mais saudável. O motivo? O alto índice de fibras, frutas e oleaginosas, que contribuem para o bom funcionamento do organismo e promovem saciedade. Confira algumas dicas de como fazer sua granola caseira:

 1) Escolha os ingredientes:

A granola é uma preparação muito versátil. Utilizando a aveia em flocos como base, os demais ingredientes podem variar de acordo com seu gosto e disponibilidade. Você pode acrescentar frutas secas da sua preferência, sementes e oleaginosas para criar seu próprio mix de sabores.

2) Use mel:

Além do sabor adocicado, esse ingrediente é responsável por dar liga a todos os outros componentes da sua granola, por isso é peça fundamental para uma receita saborosa.

3) Quando levar ao forno:

Disponha os ingredientes escolhidos numa assadeira forrada com papel manteiga para não grudar no fundo. Ajuste a temperatura do seu forno para 180º e só ao final acrescente as frutas secas, caso contrário elas ficarão duras e perderão a maciez desejada.

Dica da Mattu: Para que sua granola fique bem crocante, espere esfriar completamente na assadeira antes de armazenar. 

Receita de granola:

– 1 xícara de aveia em flocos;

– 1/2 xícara de castanhas de caju cruas;

– 1/3 xícara de sementes de abóbora ou girassol;

– 1/2 xícara de passas;

– 1/2 xícara de damascos secos;

–  1 colher de sopa de mel;

–  2 colheres de sopa de óleo;

– Canela e raspas de laranja a gosto.

Como fazer:

Junte todos os ingredientes (com exceção das frutas) e misture bem. Leve ao forno médio em assadeira forrada com papel manteiga e fique de olho, o tempo médio é de 20 minutos, mas pode variar. Mexa de vez em quando para que a granola asse por igual. Ao final, junte as frutas secas e deixe esfriar completamente antes de envasar sua granola caseira. Mantenha em recipiente de vidro fechado.


É perfeita para acompanhar: açaí, sorvete, iogurte e smoothies.