MOQUECA DE PEIXE À BAIANA

Moqueca de peixe

A moqueca é uma receita a cara do Brasil! Em cada região, o prato ganha características bem particulares (e todas deliciosas, cada uma do seu jeito) A moqueca baiana traz a combinação perfeita de azeite de dendê e leite de coco: um clássico nordestino!

A escolha do peixe é um fator importante para esse preparo. Os mais indicados são aqueles mais firmes e com pele, como o badejo. O objetivo é que o peixe fique macio, mas não desmanche no caldo. Também fica super saboroso utilizando outros frutos do mar. Vamos à receita?

Ingredientes

sal a gosto;
1 unidade de limão;
2 dentes de alho;
pimenta‐do‐reino a gosto;
500 g de postas de vermelho;
300 g de tomate cortado em rodelas;
300 g de cebola cortada em rodelas;
1 unidade de pimentão verde cortado em rodelas;
1 unidade de pimentão vermelho cortado em rodelas 10 ramos de coentro fresco;
5 ramos de cebolinha;
50 ml de azeite de dendê;
100 ml de leite de coco;

Modo de preparo

  • Triture cerca de 3 dos temperos com sal e limão, produzindo um creme. Deixe o peixe marinando por aproximadamente uma hora.
  • Forre uma panela com camadas sobrepostas de tomate, cebola e pimentão em rodelas finas, coentro e cebolinha. Adicione o peixe e cubra com novas camadas sucessivas de tomate, cebola, pimentões e ervas.
  • Regue com o azeite de dendê, tampe e cozinhe em fogo baixo. Quando o peixe estiver macio, acrescente o leite de coco e cozinhe por apenas mais um minuto.