Como descongelar aves corretamente?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Aves pequenas podem ser conservadas por até 2 dias em geladeira. As grandes, por até 4 dias. Quando congeladas inteiras, aves grandes duram até 6 meses. Se for congelada em pedaços, por 3 meses. Aqui vamos aprender os segredos para descongelar as aves de forma correta e, principalmente, segura.

Para descongelar

O método mais seguro é deixar sua ave na geladeira para que o processo ocorra de forma lenta, gradual e sem expor a proteína ao contato com o meio externo. Dependendo do tamanho da sua ave, você poderá precisar de até 2 dias para que a ave esteja totalmente descongelada, por isso este método exige planejamento.

Para acelerar o processo, uma boa opção é colocar a ave em um saco vedado e mergulhá-la em um recipiente com água fria. Evite utilizar água quente para esse processo, dessa forma o calor da água inicia a cocção das partes mais finas do frango.

É importante que as aves estejam completamente descongeladas antes do preparo, mas como saber se está totalmente descongelada? Observe a presença ou ausência de cristais de gelo: uma carne descongelada por completo não apresenta cristais na superfície. Também é importante notar se os músculos estão flexíveis e macios, sinais de uma ave corretamente descongelada.

Posso descongelar aves no Micro-ondas?

Pode, mas tomando alguns cuidados. Uma boa dica é ficar de olho no tempo e na potência do seu aparelho para evitar que a ave descongele de forma irregular. O maior objetivo é evitar que algumas partes continuem congeladas e outra já iniciem o processo de cocção.

Um segredinho:  O tempo de descongelamento depende do tamanho da ave, porém, pode-se utilizar a regrinha das 12h para cada quilo.